Estilos

 

Os bonsai obedecem a estilos que imitam as árvores na natureza, existem tantos que não seria possível nomea-los a todos aqui. No entanto deixo-vos uma pequena lista dos mais utilizados. 

No fundo desta página pode encontrar uma romãzeira no estilo agarrado á pedra, repare que as raízes "abraçam" uma rocha, ficando fora da terra  fazendo assim parte do tronco. Este estilo é muito apreciado mas difícil de fazer o qual requer alguns anos de preparação da planta.  Mas vejamos outros.       

 

    ERECTO FORMAL - CHOKKAN

   A sua forma geral é cónica com ramos em escada e tronco vertical adelgaçando em    direcção ao topo.

O Larico, o Cipreste, Pinheiro, Cedro, Espruce, Teixo etc. são as melhores espécies para a plantação neste estilo

 

 

 

ESPANADOR - HOKIDACHI

Como o nome indica tem o aspecto de uma vassoura virada ao contrario. O tronco adelgaça desde a sua base até ao seu topo.

Ulmeiro, Zelkova, Carvalho e Vidoeiro são as mais indicadas para este estilo.

 

 

 

ERECTO INFORMAL - MOYOGI

Este estilo é agradável á vista, o tronco mantém-se erecto mas é contorto, com formas caprichosas. Quase todas as espécies de árvores se prestam a uma plantação neste estilo mas são os zimbros e os pinheiros japoneses as mais indicadas.

 

 

 

TRONCO DUPLO - SOKAN

Neste estilo existe um tronco que domina, é maior e mais grosso,  enquanto o segundo tronco nasce no primeiro terço da parte inferior do tronco principal. Este estilo muitas vezes também é denominado de "mãe e filho". 

As árvores que melhor se prestam a este estilo são os Ácer japoneses.

 

 

 

CASCATA - KENGAI

O tronco recai sobre o rebordo do vaso e imita uma árvore que pende de uma falésia. A parte inferior deste Bonsai deve ficar num plano mais baixo que o vaso. Outra variante deste estilo é a Meia Cascata - Han Kengai, tal como poderemos ver esse pinheiro no fundo desta página.

 

 

 

BATIDO PELO VENTO - FUKINAGASHI

Também denominado por Inclinado este estilo faz lembrar uma árvore enraizada num ambiente adverso, fustigada pelos ventos fortes. Todas as pernadas estão orientadas para um dos lados.

 

 

 

FLORESTA - YOSE UE

Plantam-se neste estilo varias árvores de diferentes idades e tamanhos numa bandeja tendo o cuidado de plantar as maiores ao centro e as mais pequenas nos extremos e por trás para conferir profundidade ao projecto. Geralmente utilizam-se para este estilo árvores muito jovens que não ficariam bem em vasos individuais. No Japão, por motivos religiosos, as florestas plantam-se com um número  impar de árvores. No ocidente muitos bonsaístas, por respeito a uma cultura, seguem essa norma..

 

 

      

Home   Falando    História    Terra    Poda    Cuidados   Estilos    Espécies

Como fazer    Envelhecimento      Kyuzo Murata    Técnicas Avançadas