Falando de:


Não só Claude Monet, enquanto artista plástico, praticava a jardinagem... eu como pintor e admirador do Oriente; dos usos e costumes, da cultura, da cozinha e das suas artes marciais, canalizei esse gosto da jardinagem para a plantação e manutenção do Bonsai, técnica que fui aprendendo e desenvolvendo ao longo de quinze anos, não sem, infelizmente, ter morto mais de uma árvore, mas como com os erros se aprende...

O espaço de que aqui disponho não é muito para poder aprofundar sobre esta maravilhosa “arte viva” que tanta indignação causa a muitos de vós, mas tentarei mostrar-vos que nada de obscuro ou misterioso existe nesta técnica, ela é pura jardinagem, silvicultura, talvez, que impede uma árvore de crescer através de técnicas de poda especifica para cada espécie. Essa poda, aérea ou de raízes,  não impede que essa árvore viva “feliz” e saudável por muitos anos e até séculos. Quase todas, as espécies de árvores que se encontram na natureza podem ser potenciais candidatas a um projecto Bonsai; isto contrariando o que muita gente ainda pensa.

Um Bonsai é uma árvore de floresta, pomar ou jardim envasada, tal como o seu nome indica (BON–SAI = Árvore em vaso) e requer inúmeros cuidados de manutenção visto estar confinada a um espaço restrito, um trabalho que chega a ser diário, facto desconhecido pela maioria de nós que as compra num hipermercado ou na florista de bairro, levados pela sua beleza.

O que acontece, já vos aconteceu certamente, é que essa planta sem os cuidados adequados morrerá passado pouco tempo, não sem antes perder a sua forma de árvore e se transformar num arbusto sem estilo.

Também foi assim o meu inicio como Bonsaista, mas como em tudo na vida, sendo conhecedor das minhas limitações, tentei adquirir conhecimentos, livros e tudo aquilo que me levasse a poder “salvar” os meus primeiros Bonsai de uma morte certa por inexperiência.




      











                   

 

Home   Falando    História    Terra    Poda    Cuidados    Estilos

Espécies   Como fazer    Envelhecimento    Kyuzo Murata     Técnicas Avançadas