CRIAÇÃO


Penso que já tenha visto como cuidar um bonsai, penso, também, que não encontrou nada de complicado, afinal é acessível e qualquer um que tenha gosto pela jardinagem. Mas.... quanto custa um Bonsai? Não me refiro a esses importados da Tailândia que se vendem nas floristas de bairro e supermecados (essa é outra história) digo Bonsai a sério! Sim, centenas, senão milhares de Euros.
A partir de uma ou duas centenas de Euros já pode ter uma árvore com uns aninhos respeitáveis... verdadeiros bonsai, prontos para nos acompanhar pela vida.
 Já agora e a título de curiosidade, o bonsai considerado o mais caro no mundo está avaliado em mais de Um Milhão de Euros. Trata-se de um pinheiro japonês com 400 anos de idade e batizado por Higurashi, “Existência”. Encontra-se exposto no Museu de Arte do Bonsai de Omiya (Saitama).

IMITAÇÕES
Falei quase por acaso nos bonsai da Tailândia e vou explicar porquê, estou interessado não só em o fazer adentrar neste mundo encantado, como também prevenir contra fraudes. Não deve comprar gato por lebre.
Os “Bonsai” que todos estamos habituados a ver à venda nos mais diversos sítios não especializados, são geralmente árvores de crescimento rápido: Ulmeiros chineses, Carmonas e Alfenas... na sua maioria são produzidos na Tailândia em grande escala e não passam de plantas jovens que, geralmente, são plantas indoor para as nossas latitudes, às quais lhe é dada essa forma apressada para inglês ver. Essas árvores são deixadas crescer livremente na terra. Ao atingirem cerca de um metro de altura (são sobretudo uma vara com algumas folhas no cimo) cujo tronco tem uns 2 centímetros de diâmetro, são então cortadas a cerca de 20 centímetros do solo. Essa planta gerará rebentos ao nível do corte, que são estimulados através da poda a gerarem novos rebentos, pois estão bem alimentadas com fertilizantes ricos em Azoto e num curto período de tempo temos esses "pseudo bonsai” prontos para vender no ocidente. Repare que todos eles no interior da sua copa têm o tronco decepado, ora, o tronco de um Bonsai deve ser cónico desde a base até à copa, o que não acontece nestes casos. Veja abaixo um mau exemplo do que muitos chamam bonsai mas que na verdade são só uma planta de Ficus.



Resumindo: 1º além de serem plantas tropicais muito sensíveis às mudanças de temperatura, elas querem uma humidade que não temos nas nossas casas e, mais cedo ou mais tarde... morrerão, até mesmo pela falta de alimento a que estão habituadas. 2º Não são verdadeiros Bonsai mas sim imitações baratas. 3º induzem em erro quem nunca viu um verdadeiro bonsai.

Os Bonsai dividem-se em duas categorias. Os tropicais, (indoor) que nas nossas latitudes durante o Inverno devem estar em casa ou numa estufa, e os (outdoor), que ficam no exterior todo o ano. Estes os preferidos por serem menos sensíveis embora com um crescimento mais lento.
Abaixo deixo uma Lista de Espécies ao cultivo Bonsai ordenada alfabéticamente pelo nome Botânico.
            

COMO PRODUZIR UM BONSAI
Os Bonsai não nascem por acaso na natureza, eles são feitos pelo homem. Qualquer um de nós pode fazer um bonsai, existem varias maneiras de os conseguir, são as utilizadas para propagar árvores, tais como sementeira, incisão e mergulhia (ver Propagação) mas estas são técnicas muito demoradas, só passados uns 10 anos é que poderíamos ver os primeiros resultados satisfatórios, existe uma outra forma bem mais rápida que é o material de viveiro.
Podem-se comprar em centros de jardinagem árvores em vaso, criadas para transplantar no nosso jardim e conseguir através da poda e aplicação de arame, na Primavera, dar-lhe a forma de árvore adulta. Esse projeto, pré-bonsai, será então replantado num grande vaso para que se possa desenvolver mais rapidamente sem nunca transcurar os cuidados básicos a ter com um Bonsai. Com o tempo ela chegará a ser um bonito exemplar, único, com aspeto de árvore antiga, só nessa altura é que receberá o vaso como prémio. Nunca tenha pressa, a natureza necessita do seu tempo.

Na sequência fotográfica abaixo pode ver este processo de criação através de uma simples planta de jardim.