Instrumentos Musicais do Mundo (Cordofones)

  • É um projeto que visa dar a conhecer os instrumentos de cordas tradicionais nos diversos países do mundo, os chamados cordofones.
    A lista é extensa e, estou seguro, nunca virá a estar terminada pois desde a primeira Lira até à atual guitarra elétrica, são milhares os modelos de instrumentos e da mais variada sonoridade que por vezes se confundem com a história dos povos.
    Ainda hoje, o homem continua a desenvolver novos modelos com novas sonoridades pois é nos Cordofones que reina a inventiva do ser humano pela procura da sua identidade.
    Muitos dos instrumentos aqui apresentados têm outras versões com formas algo diferentes e com maior ou menos número de cordas. Essas diferenças não têm somente como base a evolução natural através dos tempos, mas também para isso contribuiu a diversidade etnográfica dos povos que os utilizam e os foram moldando às suas necessidades.


  • Para tirar partido deste site, comece por selecionar no menu acima o continente que deseja pesquisar e na página que abrirá de seguida, sob o nome do país, encontra uma lista de links que lhe darão acesso aos instrumentos, onde poderá ler a sua história e ouvir o som, sempre que esse esteja disponível.
    No menu Índice, acima à direita, te uma entrada direta aos instrumentos, aí colocada por ordem alfabética e de fácil pesquisa.


  • No menu Internacional coloquei os instrumentos que não têm uma origem específica, como por exemplo o Alaúde, que, tanto quanto se sabe, chegou à Península Ibérica trazido pelas invasões muçulmanas mas foi um pouco por toda a Europa que foi transformado até ter a aparência atual, logo não é possível dizer onde pertença o modelo que apresento, outro exemplo é a atual Cítara que tem a sua origem no Koto japonês e no Kanoun turco, mas com muitas variantes modernas de criação europeia, tendo sido em 1862, criada a versão final para concertos.


  • As imagens não são de minha autoria, os textos, também eles, foram pesquisados na Internet e moldados com o que achei mais importante segundo o meu gosto pessoal. Foi um longo trabalho de pesquisa com o único intuito de dar a conhecer este léxico de instrumentos de cordas por esses serem os que mais me atraem.
    Pouco a pouco novas entradas irei juntado às já existentes até que todo o site seja uma referência.


  • AQUI pode encontrar um arquivo com alguns milhares de Fados acompanhados à guitarra, algumas são gravações com mais de 100 anos.