História da Arte - (Pintura)

ARTE (da palavra latina ars, que significa técnica ou habilidade) nem sempre foi entendida como hoje a entendemos.
Nos primórdios a representação da realidade circundante por imagens tinham um sentido de comunicação que passou a sentido de desejo e por fim, ainda no paleolítico, religioso. Esta religiosidade, que a representação artística do homem mostrava, estendeu-se por quase 25 mil anos, até quase aos nossos dias onde foi substituída por outra religiosidade mais terra a terra ou mais espiritual, não de fora para dentro, do etéreo ao terreno, mas do próprio para o outro. Esta é a tónica da arte moderna que assenta no eu interior, nos sonhos e que nos transporta ao encontro dos outros. A essência.
Devemos ter em conta que a definição de ARTE é uma construção cultural variável e sem significado constante, já que esta definição varia com o tempo e as diversas culturas humanas. No passado, como já frisei, a representação artística não passava de uma habilidade que servia para engrandecer o divino, os artistas não eram entendidos como o são hoje, limitavam-se a ser artesãos ao serviço da igreja estando todo o seu trabalho limitado aos temas bíblicos. Só recentemente a arte ganha o status que hoje tem.
Cada época tem os seus “ismos” num avanço constante e aí surgem as vozes discordantes elevando o passado rebaixando o atual ou o que dá indícios de ser o futuro, isto é próprio do ser humano, sempre assim foi, o medo do desconhecido, no entanto o mundo não para e as novas ordens, se consolidadas, seguem o seu natural caminho e impõem-se. Sempre assim aconteceu. Rejeitar novas ou outras correntes significa pouca abertura e impor um travão à evolução.


Para escrever esta "minha" História da Arte, sintetizei-a o quanto pude, o importante, no meu ponto de vista, era dar uma ideia do que foram cada uma das correntes artísticas que acompanharam o homem na sua evolução. Para tal recorri a várias fontes bibliografias, tais como a História da Arte de H. W. Janson assim como outras de autores castelhanos e italianos.
Sinto um dever transmitir o que sei a quem tem vontade de aprender, daí este meu website, "chinitarte", se estar a transformar em página de consulta e estudo, para além de mostrar um trabalho que venho desenvolvendo ao longo dos muitos anos de minha vida.
Neste apartado da História da Arte falo sobretudo de pintura, onde me sinto mais à vontade.
Este foi um desafio que nasceu de uma parceria com a jovem marca portuguesa de tintas a Óleo D'arte Cor. Espero seja do agrado.

Na barra lateral, à esquerda, encontram-se as correntes mais significativas da pintura, click sobre cada uma para entrar na história.