☯ AR E ÁGUA: A planta deverá ficar em local bem ventilado para que possa viver e a rega deverá ser a partir de cima desde que ocorra fora do período de sol direto pois as folhas poderão ser queimadas, já que as gotas de água atuam como lentes. A altura ideal para regar é antes do sol nascer e depois ao fim da tarde.
☯ LUZ SOLAR: Deveremos evitar que os Bonsai fiquem debaixo do sol direto, no meu caso construi uma estufa coberta com rede de Nylon que origina 50% de sombra enquanto que as bancadas de apoio para os bonsai são em ripas de madeira afastadas umas das outras para que o ar possa circular por debaixo dos vasos e as raízes possam respirar.
☯ ARAMAR: Aramar é dar forma, educar, obrigar as pernadas a ficarem na posição por nós desejada.
Com o uso do arame, além de baixar ou levantar as pernadas, ou ainda, movimenta-las lateralmente, tornou-se possível curvá-las. Assim, o nível estético foi elevado sendo alcançado resultados ilimitados.
O emprego de arames na orientação de galhos ou tronco é temporário e, portanto, não pode ser esquecido na árvore. Tal descuido pode comprometer seriamente a qualidade estética do bonsai pois este cresce e os arames cravam-se e cortam a casca.
O tempo de permanência do arame no bonsai não resulta de equação lógica qualquer. É pura observação. Com o tempo de prática, é possível estimar-se o prazo para a retirada do arame. Em caso de dúvida sobre a continuação de um arame na árvore, retire-o. Se ao retirar o arame, o galho ou tronco se mostrarem rebeldes, rearame de novo evitando o exato percurso anterior - naqueles pontos o tecido está fragilizado.
☯ COMO ARAMAR:
Enrolar em espiral o arame ao galho, tronco ou pernada a educar. Por vezes é necessário proteger o Bonsai com ráfia antes da aplicação do arame. A espessura do arame depende da grossura de dita pernada, ele deve ter força suficiente para poder suster a força da madeira, se não o tiver, aplicam-se 2 ou 3 arames em simultâneo, lado a lado, sem que se sobreponham. Depois de enrolado curva-se essa pernada ou tronco a nosso gosto, dando forma. Passados uns meses, ao retirar o arame, a pernada ganhou a forma por nós aplicada... é simples.... parece, mas requer prática. Tenha em conta que na natureza as árvores maduras têm as pernadas pendidas para baixo devido ao peso enquanto que nas árvores jovens as pernadas apontam para cima. É esta aparência que deveremos dar ao nosso Bonsai, curvar as pernadas para baixo para lhe conferir um aspeto de idade.
Outro processo de dar forma é a aplicação de tensores de arame mais fino, que puxem as pernadas para baixo.
☯ TIPOS DE ARAME: São usados dois tipos de arames: o de cobre recozido e o de alumínio anodizado.
O arame de cobre recozido ainda não é muito utilizado embora seja o que melhor se possa encontrar, recozendo-o numa fogueira para lhe retirar rigidez. Por sua maior dificuldade de condução, não é recomendado o seu uso por bonsaístas em fase de aprendizagem. Por outro lado, esta mesma rigidez permite a utilização de fios de diâmetro inferior, minimizando o aspeto que a armação produz no bonsai.
O arame de alumínio anodizado pode ser facilmente encontrado em lojas da especialidade.
Mas vamos ser práticos; se não houver possibilidade de adquirir o arame de alumínio anodizado, porque não comprar cabo elétrico de 1,5 ou 2,5mm de um único condutor, revestido a plástico castanho? Garanto que faz o mesmo trabalho por uma ínfima parte do custo.
Nas fotos abaixo pode ver a aplicação do arame num tronco e também um tensor para baixar uma pernada de pinheiro.
De notar que são necessários 3 arames para dar forma a um tronco mais grosso, mas também que esse tronco está protegido com ráfia.

☠ DOENÇAS: Os Bonsai estão sujeitos a várias doenças e pragas
com maior facilidade que as árvores suas irmãs na
natureza. Pragas e doenças tais como o Míldio, Oídio, Aranha Vermelha, Afídios, Cochinilha, entre outras, são facilmente combatidos com fungicidas e inseticidas.
Informe-se do produto especifico para cada caso nas casas especializadas, lá saberão informar.


PRIMAVERA – Março / Abril
❀ Primeira plantação em vaso ou transplante, reenvaso com o substrato indicado à espécie.
❀ Fertilização:
- Utilizar fertilizante sólido ou líquido, diluído na água da rega.
- Não fertilizar quando em flor ou fruto.
- Misturar 'Farinha de Osso' com a terra de transplante é uma boa opção como alimento.
❀ Poda para dar forma à silhueta do Bonsai.
❀ Se necessário aplicar arames.
❀ Tratamento preventivo pulverizado na copa da árvore para proteção de pragas e fungos.
❀ Rega moderada evitando os excessos.
❀ Ir limpando a superfície do solo, manter a aparência, eliminar ervas não necessárias.
❀ Fazer atenção à geadas tardias ou às insolações. Proteger se for o caso.
VERÃO– Maio / Setembro
☼ Rega regular é o principal cuidado. Borrifar as folhas ao fim do dia ou quando à sombra.
☼ Podar as coníferas de final de Maio a Junho. Podar as folhosas.
☼ Aramar as árvores mais velhas.
☼ Atenção a parasitas, o tempo quente e a humidade das regas favorecem o aparecimento.
☼ Manter à sombra ou meia sombra as espécies mais sensíveis.
OUTONO– Outubro / Novembro
☂ Diminuir a regularidade das regas. Proteger das chuvadas fortes.
☂ Parar a fertilização.
☂ A madeira começa a endurecer. Algumas espécies aceitam o corte de madeira dura.
☂ Limpar as folhas e as agulhas velhas.
☂ Pode haver tratamento contra o mofo causado pela humidade nos vasos.
☂ Só o marmeleiro japonês pode ser transplantado nesta época.
INVERNO– Dezembro / Fevereiro
❆ Proteção contra as geadas, ventos fortes e grandes chuvadas.
❆ Rega somente se o ano for seco e por observação do solo.
❆ Nas zonas muito frias o solo poderá congelar. As árvores que forem espécies de climas extremos de neve e gelo (pinheiros japoneses, por exemplo), por estarem em período de dormência, não sofrem, as restantes podem ser abrigadas.
|